A caminhada do concurseiro não é fácil. Quando iniciei minha trajetória nos estudos e nos concursos públicos, aos 17 anos de idade, passei por várias dificuldades, e, dentre elas, as dificuldades financeiras, a descrença das pessoas no meu potencial, falta de incentivo, falta de materiais adequados etc.
Porém, uma das grandes dificuldades que as pessoas que se dispõem a estudar enfrentam é não ter uma orientação adequada. O papel do professor é tranquilizar o aluno, incentiva-lo e o principal: expor os conteúdos de forma didática, de modo que o aluno entenda o que está sendo passado.
Fui (e sou) aluno, sei das suas dificuldades, dos seus anseios, e, por isso, busco facilitar a vida do aluno ao máximo, para que você aprenda com qualidade e a sua aprovação chegue mais rápido. Ninguém quer ficar a vida inteira apenas tentando, quer ser aprovado.
Mas você pode ter certeza de uma coisa: se tiver plantando um estudo sério, focado, disciplinado, técnico, com certeza você colherá aprovações, e muitas aprovações, chegando ao ponto de poder escolher onde irá trabalhar.
Amarguei muitas reprovações, porém, tiver o prazer de saborear várias aprovações, ver o meu nome na lista de aprovados. Podem ter certeza que é uma sensação indescritível, passa um filme na sua cabeça. Veja alguns dos concursos e vestibulares que fui aprovado:
- CFO – PMMG – Curso de Formação de Oficiais da PMMG (2003);
- CTSP – PMMG (2003);
- Detetive da PCMG (2003);
- Vestibular Unimontes – PAES – Enfermagem (2003);
- Vestibular UFMG – Engenharia Química (2003);
- Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (2008);
- CREA/MG (2008);
- Banco Central do Brasil (2009);
- CRBM 3ª Região (2009);
- Ministério Público da União – MPU (2010);
- Vestibular Unimontes – Direito – Sistema Universal (2012);
- E vários outros concursos.
Posso te dizer uma coisa, sem medo de errar: concurso público é para todos, e não apenas para os “superdotados”. É para pessoas comuns, como eu, você, seus amigos, vizinhos, colegas…, de modo que não há iluminados, e sim, pessoas que não se esforçam, e não conseguem a aprovação; e pessoas esforçadas, que estudam corretamente, são bem orientadas e conseguem a sua aprovação de forma mais rápida.
Apague de sua cabeça que concurso é apenas para “gênios”. Não deposito muita fé naquelas pessoas que posam de mestres, gênios, cheios de segredos, como se o conhecimento fosse para ser escondido a sete chaves; que somente eles têm conhecimento e mais ninguém pode ter. Gosto de partilhar o que aprendi, ajudando a melhorar a vida das pessoas, pois um dos grandes segredos do sucesso (não é mais segredo) é a humildade, haja vista todos tem algo para ensinar.
Com muita garra, disciplina, transpiração (trabalho), criatividade e dedicação, é plenamente possível que você seja aprovado no concurso público que deseja, pois, como já foi dito, concurso público é para todos.
Tenha fé, pois sua hora vai chegar. Conte comigo nesta jornada.
Prof. Willian Prates
Professor de pré-concursos; aprovado em diversos concursos e vestibulares; graduado em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; pós-graduado em Direito Administrativo e Direito Tributário; MBA em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; mestrando pela PUC Minas; Advogado; consultor jurídico;palestrante e empresário.